LUCIANA

                Sou a professora Luciana , trabalho na Escola Municipal Maria Conceição e tenho dois filhos lindos , Bethânia e Márcio Filho que são as maiores riquezas da minha vida. No momento estou atuando como professora de apoio e reforço , já é possível notar os resultados do nosso trabalho, através do  desenvolvimento dos alunos, é compensador quando percebemos que podemos fazer  a diferença , e que a nossa dedicação vale  a pena. Espero contribuir ainda mais com minha prática pedagógica com os novos conhecimentos adquiridos no curso - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO.
                    Estes são meus filhos:


Márcio Filho



Bethânia


ATIVIDADE III - CURSO : TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO - Ensinando e aprendendo com as TIC
a) Hipertexto é o conjunto de textos interconectados por links ou hiperlinks.

b) O hipertexto não é exclusivo da internet. Notas de pé de página, referências bibliográficas, também são considerados hipertexto.
Hoje o nome hipertexto está intimamente associado à Web porque ela é o único canal de comunicação que explora plenamente as potencialidades dos links, ao criar possibilidades quase infinitas de conexões.

c) Na estrutura hipertextual online cada texto ou conteúdo não textual é chamado de nodo ou nó.
O internauta se move dentro de um hipertexto online como se estivesse navegando, ele segue os links em ordem variável.

d) Esta navegação sem roteiro pré-determinado é chamada de navegação não linear.

e) Um hipertexto onde os nodos são formados por conteúdos multimídia é chamado de hipermídia.
- Mas há uma grande confusão entre os dois termos e muita gente os utiliza como sinônimos.
- A confusão vem da época que em os links para imagens e áudio estavam incorporados a textos. Hoje já temos botões conectando a imagens e áudio.
- Um sistema multimídia não é necessariamente hipermídia. A diferença está na não linearidade. A televisão é multimídia mas não é hipermídia. O cinema idem.

f) Narrativa hipermídia é a forma de desenvolver uma narrativa usando hiperlinks entre conteúdos multimídia.



RODÍZIO DE LEITURA

BINGO DAS PALAVRAS



ATIVIDADE 3 - Alimentação do Blog


   Elaboração do Projeto:
Desenvolvendo a leitura e a escrita alfabética

1ª etapa: Definição do tema - o grupo de estudos se reuniu na escola e discutiu sobre os diversos temas que poderiam nortear nossa proposta de projeto seguindo critérios do curso Tecnologias na Educação Ensinando e aprendendo com as Tics. Juntas decidimos optar por algo que atendesse nossa real necessidade em sala de aula , então escolhemos um projeto voltado para leitura e escrita que é uma das carências das séries iniciais. Além é claro de poder apresentar um pouquinho da obra do poeta Vinicius de Morais para nossos alunos.

2ª etapa: Definimos os onbjetivos e as metas que desejamos alcançar com o desenvolvimento deste projeto.

3ª etapa: Pesquisa e seleção de todas as atividades que serão trabalhadas com o grupo de alunos.

4ª etapa: Elaboração das etapas do projeto - conteúdos que serão contemplados, metodologia que será adotada, cronograma, como seria trabalhado e explorado cada texto selecionado, recursos tecnológicos  que seriam utilizados, avaliação e divulgação do projeto.


ATUAÇÃO DO GRUPO NO CURSO: Ensinando e Aprendendo com as Tics.

                                   O grupo se esforçou para realizar todas as atividades propostas pelo curso, e colocar em prática o conhecimento adquirido neste novo desafio de integrar as novas tecnologias no currículo escolar. Aprendemos muito e tivemos experiências enriquecedoras que contribuirão bastante com nossa prática pedagógica.
                                    Descobrimos que  a tecnologia é uma grande ferramenta de aprendizagem e se bem utilizada pode produzir conhecimento.Sabemos que devemos estar em constante aperfeiçoamento como forma  de nos mantermos atualizados e vencermos novos desafios, nesse sentido a aprendizagem continuada é condiçao necessária para desenvolvermos um bom trabalho.


Palestra sobre o meio ambiente - Preservação do Rio Araguaia