Este foi um projeto de leitura desenvolvido em sala de aula que incluia a pesquisa e a leitura de diversos rótulos, além de identificar o produto foram explorados o aspecto de composição , informação nutricional, data de validade , preços, qualidade , local onde são adquiridos, marcas que são mais consumidas e sua utilidade em casa.
|
Este cantinho foi criado para despertar a curiosidade das crianças pelas informações que são vinculadas nos meios de comunicação como : jornais , revistas, cartazes, cartas, bilhetes , propaganda de supermercado e lojas, piadas,sarges, histórias em quadrinho, etc. Com o objetivo de despertar o hábito e o gosto pela leitura.
|
Atividade III - Curso Tecnologias na Educação : Ensinando e aprendendo com as TIC
Hipertexto, Hipermídia, Hiperlink 1 - O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto cria possibilidades de navegar em páginas de sites diferentes dentro de um mesmo ambiente. 2 - A hipermídia, é um conjunto de imagens, sons e textos que permite a navegação em ambientes virtuais, como blogs, redes sociais(orkut, facebook, sonico etc).É um local onde podemos trocar informações e conhecimentos. 3 - Hiperlink ou simplesmente links, são eles que permitem o acesso fácil entre as diversas páginas (navegação) e mesmo a movimentação rápida dentro de um texto longo. Na verdade o hiperlink não passa de um comando como o ícone que se clica para iniciar um programa ou abrir um arquivo. Mas aqui ele abre uma página da internet, ou lhe envia a outra parte do texto, ou mesmo permite copiar um arquivo, tudo isso em uma outra pasta, computador ou mesmo outra parte do mundo.
ATIVIDADE 3 - Alimentação do Blog
Elaboração do Projeto: Desenvolvendo a leitura e a escrita alfabética
1ª etapa: Definição do tema - o grupo de estudos se reuniu na escola e discutiu sobre os diversos temas que poderiam nortear nossa proposta de projeto seguindo critérios do curso Tecnologias na Educação Ensinando e aprendendo com as Tics. Juntas decidimos optar por algo que atendesse nossa real necessidade em sala de aula , então escolhemos um projeto voltado para leitura e escrita que é uma das carências das séries iniciais. Além é claro de poder apresentar um pouquinho da obra do poeta Vinicius de Morais para nossos alunos.
2ª etapa: Definimos os onbjetivos e as metas que desejamos alcançar com o desenvolvimento deste projeto.
3ª etapa: Pesquisa e seleção de todas as atividades que serão trabalhadas com o grupo de alunos.
4ª etapa: Elaboração das etapas do projeto - conteúdos que serão contemplados, metodologia que será adotada, cronograma, como seria trabalhado e explorado cada texto selecionado, recursos tecnológicos que seriam utilizados, avaliação e divulgação do projeto.
ATUAÇÃO DO GRUPO NO CURSO: Ensinando e Aprendendo com as Tics.
O grupo se esforçou para realizar todas as atividades propostas pelo curso, e colocar em prática o conhecimento adquirido neste novo desafio de integrar as novas tecnologias no currículo escolar. Aprendemos muito e tivemos experiências enriquecedoras que contribuirão bastante com nossa prática pedagógica. Descobrimos que a tecnologia é uma grande ferramenta de aprendizagem e se bem utilizada pode produzir conhecimento.Sabemos que devemos estar em constante aperfeiçoamento como forma de nos mantermos atualizados e vencermos novos desafios, nesse sentido a aprendizagem continuada é condiçao necessária para desenvolvermos um bom trabalho. |